O festival

7º festival
internacional
deguitarra
delagoa

Este é o momento em que as pessoas necessitam de entender, partilhar e construir não só o presente, mas também ter uma visão de futuro e por isso a cultura é fundamental e o apoio da Autarquia indispensável. É com este espírito que o Município de Lagoa, apesar de todos os condicionalismos, leva a efeito o seu 7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, enquadrado na temática que o Município valoriza como estratégica para os próximos anos “Lagoa, Cidade Sustentável”, este ano com a singularidade de se celebrar os 500 Anos do Lugar de Ferragudo (Castelo S. João do Arade). Procurámos em 2020 que a programação dos 13 Concertos se realizassem, à semelhança dos anos anteriores, em locais distintos do Concelho, valorizando, assim, o Património artístico e cultural da Cidade de Lagoa, bem como oferecendo diferentes propostas temáticas.
Abriremos o Festival no dia 12 de setembro na Igreja de Ferragudo, em homenagem aos 500 Anos do Lugar de Ferragudo, com o guitarrista Francisco Morais Franco e o Ensemble Med; e ainda no dia 13, na igreja de Estômbar ouviremos Ricardo Leitão Pedro e Castra Leuca trio.
No fim-de-semana seguinte, no Sítio das Fontes – teremos a oportunidade de escutar no dia 19 de setembro, 5 Ex Band e Galandum Galundaina; no dia seguinte 20, na Igreja de Porches, estaremos na presença única do grupo de solistas da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

No último fim-de-semana de setembro, temos uma programação excecional, começando no dia 25 no Centro Cultural do Convento de S. José com o Aighetta Quartett, para no dia seguinte 26, no anfiteatro de Carvoeiro ouvirmos Valencia Guitar Duo e o interessante e singular grupo Ó Chibinha, terminando no domingo 27, no Sítio das Fontes com as guitarras portuguesa e 7cordas de Miguel Amaral & Yuri Reis e o famoso quarteto do famoso intérprete de flamenco Jesús Guerrero. Encerraremos o Festival Internacional de Guitarra de Lagoa no dia 1 de outubro – Dia Mundial da Música – no Auditório Carlos do Carmo, com o extraordinário Concerto Andaluz de Joaquin Rodrigo interpretado pelo Quarteto de Guitarras Concordis e a Orquestra Bontempo.
A intenção da Direção Artística do 7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa é proporcionar valor cultural de qualidade no instante oferecido em cada concerto, recolhendo, na intimidade de cada um, momentos de Esperança fundamentais à sustentabilidade do nosso viver.

Eudoro Grade
Direção artística

CONCERTOS

FRANCISCO MORAIS FRANCO

ENSEMBLE MED

RICARDO LEITÃO PEDRO

CASTRA LEUCA TRIO

5EX BAND

GALANDUM GALUNDAINA

GRUPO DE SOLISTAS DA ORQUESTRA PORTUGUESA DE GUITARRAS E BANDOLINS

Aïghetta Quartett

VALENCIA GUITAR DUO

Ó CHIBINHA

MIGUEL AMARAL & YURI REIS

JESÚS GUERRERO CUARTETO

QUARTETO CONCORDIS C/ ORQUESTRA BOMTEMPO

Contactos

Tlf: (+351) 282 380 434

Tlf: (+351) 282 380 452

guitarralagoa@gmail.com


Câmara Municipal de Lagoa

http://www.cm-lagoa.pt

DESIGN: Nuno Martins