Este é o momento em que as pessoas necessitam de entender, partilhar e construir não só o presente, mas também ter uma visão de futuro e por isso a cultura é fundamental e o apoio da Autarquia indispensável.
É com este espírito que o Município de Lagoa, apesar de todos os condicionalismos, leva a efeito o seu 7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, enquadrado na temática que o Município valoriza como estratégica para os próximos anos “Lagoa, Cidade Sustentável”, este ano com a singularidade de se celebrar os 500 Anos do Lugar de Ferragudo (Castelo S. João do Arade).
Procurámos em 2020 que a programação dos 13 Concertos se realizassem, à semelhança dos anos anteriores, em locais distintos do Concelho, valorizando, assim, o Património artístico e cultural da Cidade de Lagoa, bem como oferecendo diferentes propostas temáticas.
Abriremos o Festival no dia 12 de setembro na Igreja de Ferragudo, em homenagem aos 500 Anos do Lugar de Ferragudo, com o guitarrista Francisco Morais Franco e o Ensemble Med; e ainda no dia 13, na igreja de Estômbar ouviremos Ricardo Leitão Pedro e Castra Leuca trio.
No fim-de-semana seguinte, no Sítio das Fontes – teremos a oportunidade de escutar no dia 19 de setembro, 5 Ex Band e Galandum Galundaina; no dia seguinte 20, na Igreja de Porches, estaremos na presença única do grupo de solistas da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.
No último fim-de-semana de setembro, temos uma programação excecional, começando no dia 25 no Centro Cultural do Convento de S. José com o Aighetta Quartett, para no dia seguinte 26, no anfiteatro de Carvoeiro ouvirmos Valencia Guitar Duo e o interessante e singular grupo Ó Chibinha, terminando no domingo 27, no Sítio das Fontes com as guitarras portuguesa e 7cordas de Miguel Amaral & Yuri Reis e o famoso quarteto do famoso intérprete de flamenco Jesús Guerrero.
Encerraremos o Festival Internacional de Guitarra de Lagoa no dia 1 de outubro – Dia Mundial da Música – no Auditório Carlos do Carmo, com o extraordinário Concerto Andaluz de Joaquin Rodrigo interpretado pelo Quarteto de Guitarras Concordis e a Orquestra Bontempo.
A intenção da Direção Artística do 7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa é proporcionar valor cultural de qualidade no instante oferecido em cada concerto, recolhendo, na intimidade de cada um, momentos de Esperança fundamentais à sustentabilidade do nosso viver.
Eudoro Grade
Direção artística
Tlf: (+351) 282 380 434
Tlf: (+351) 282 380 452
Câmara Municipal de Lagoa